domingo, 13 de fevereiro de 2011

Autoavaliação

Aprenda a fazer um espaço de estudo em sua casa - Guia do Estudante

O link acima direciona ao site do Guia do Estudante, da Editora Abril. A reportagem ajuda os estudantes a organizarem o espaço de estudo, melhorando assim o rendimento e a concentração. Mesmo para quem já sabe de "tudo isso" (como eu sempre acho e falo, essa mania de falta de humildade - que fique claro: isso só acontece às vezes, rs.) é sempre bom ler e ouvir mais uma vez, para que você realmente cumpra tudo o que poderá lhe ajudar a progredir e não esqueça. Por exemplo, eu já sabia e sempre ouço todas aquelas dicas, porééééééééém...
1. Meu lugar de estudo é na sala durante o dia e a madrugada e no quarto durante a noite, mas isso não interfere muito, pois não tem muito movimento por aqui.
2. Acho que está faltando uma cadeira mais confortável...(mas também, se for muito confortável da vontade de dormir, melhor uma mediana mesmo!)
3. Bom, meus livros, apostilas e diversos materiais de consulta ficam facilmente disponíveis, na estante (são muitos!), só que de qualquer forma tenho que interromper os estudos caso precise de algum outro e ir até o quarto, pois eles não ficam na "minha sala de estudos".
4. Confesso, meu celular atrapalha às vezes. Tem dias que é um "toca-toca" frenético.
5. Tenho 3 pastas-sanfonas: do terceiro ano, do primeiro ano de cursinho e, agora, do segundo ano de cursinho...no entanto...as fichas-resumo ficam um pouco espalhadas...
6. Limpeza e arrumação é comigo mesma!

                                                                                ***

Também fiz alguns testes no site, já que lá tem-se a certeza de que o trabalho é sério. Fiz o teste da tensão pré-vestibular no ano passado, deu sinal vermelho, que seria bem vinda uma ajuda psicológica! Hoje fiz novamente, deu sinal amarelo. Bom, diminuiu um nível de estresse, mesmo assim ainda é alto e, pra mim, inevitável. Sempre fui ansiosa, nervosa, estressada, (birrenta e mandona também) desde pequena. Lógico, sempre há formas para mudar algo que está errado ou te prejudicando, e foi com essa intenção que criei o blog ano passado, depois de ter feito o teste, portanto, acho que é mérito do blog eu ter diminuído um nível, ou, pode ser que seja a época que estou refazendo, ainda no início do ano...

De qualquer forma, é interessante nos avaliarmos de vez em quando, analisarmos onde erramos, onde acertamos e o que pretendemos para o futuro. O teste me abriu as portas da autoavaliação. Não é fácil você aceitar que está errado. Não é fácil mudar de postura. Sendo assim, devemos sempre saber e ter em mente que a luta por aquilo que almejamos não estará livre de obstáculos, como também devemos estar cientes de que enfrentá-los é o mínimo que podemos fazer para comemorarmos a vitória da conquista dos nossos objetivos no final de toda essa ladainha.

Então, comecei a mudar meus hábitos essa semana, de "volta ao cursinho" e à rotina de estudos. Tentei encontrar o que fiz de errado nos dois últimos anos e o que fiz de certo, mudei (ou estou mudando) o que estava me comprometendo. Tudo em prol da realização dos meus sonhos, no máximo até o fim de 2011. Ah! Sem contar nas ajudas exteriores que recebo e fazem um bem danado, tais como família, amigos, pessoal do cursinho e mais um monte de coisas que leio e ouço por aí...

                                                                              ***

Não comentei por aqui, mas meu (ex) professor de redação acertou em cheio a proposta de redação da segunda fase do vestibular da UFG, como acontece em praticamente todos os anos, inclusive nas 2 últimas edições do ENEM. Palmas ao célebre porfessor Wellington!
O tema da federal foi: "Fantasia: força motriz e/ou força alienadora?" - Praticamente o mesmo tema daquela redação que eu publiquei aqui, falando a respeito de sonhos e fantasias!

Depois desse "resumo" nada melhor do que voltar aos estudos!
Bom domingo e ótima semana a todos que por aqui passarem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o quê você me diz?